RH Automat
Date:13 maio 2016

Seleção de Sistemas de RH

Mais de 100 fornecedores de RH

Foi o que encontramos, em um levantamento recente, ao final de 2015. E estamos falando apenas de fornecedores de sistemas com atuação em âmbito nacional, sem contar fornecedores locais, soluções verticais e prestadores de serviço.

Diante de tantas opções é um desafio realizar a seleção do sistema mais adequado para automatizar as tarefas da área. Não apenas em relação às funcionalidades disponíveis em cada aplicativo, mas também para verificar aspectos relacionados aos requisitos para instalação e uso do sistema, capacidade de integração com outros sistemas da empresa, serviço de suporte, custo da solução, tempo de implantação dentre vários outros pontos a serem considerados.

Para isso, estruturamos uma abordagem em 3 grandes fases para auxiliar na seleção de um sistema que atenda às necessidades da empresa:

FasesSistemas de Informação

1ª Fase – Análise do Ambiente Atual: Esta fase identifica os processos de RH já automatizados, qual a tecnologia em uso, e as diretrizes da área de TI para aquisição de sistemas de informação

2ª Fase – Definição de Requisitos: Formula quais os requisitos principais que devem ser atendidos pelo sistema para atender a objetivos específicos da companhia, busca fornecedores em potencial para atender aos requisitos e acompanhamento das análises ou demonstrações dos fornecedores selecionados.

3ª Fase – Análise Detalhada de Fornecedores: Realiza detalhamento das soluções apresentadas em relação aos processos novos e existentes da empresa, valida integrações com outros sistemas e realiza a preparação do projeto de implementação.

 

Estas fases podem ser modificadas conforme os processos internos da empresa, características do projeto e escopo da mudança.